O FIBRALUNG é um projeto de investigação para estudar os mecanismos associados ao desenvolvimento e progressão das doenças pulmonares difusas.
As Doenças Pulmonares Difusas são um grupo heterogéneo de patologias que resultam de processos inflamatórios e de cicatrização anormal do tecido pulmonar (fibrose). Estas alterações são frequentemente progressivas e causam disfunção do órgão, com a diminuição da capacidade de ventilar e oxigenar adequadamente o sangue.
Estas doenças têm causa multifatorial, que envolve complexas interações entre a genética do paciente e diferentes exposições ambientais, que afetam o sistema imunológico e, em última instância, impulsionam a cascata fibrótica num indivíduo suscetível.
O projeto alicerça-se em 3 pilares:
Criação de um Biobanco
Criação de um registo e de um Banco de Amostras Biológicas (Biobanco) de doentes com fibrose pulmonar;
Estudar mecanismos da doença
Estudo dos mecanismos que desencadeiam o desenvolvimento e progressão da fibrose pulmonar, nomeadamente fatores genéticos, comportamentais e ambientais;
Identificação de Biomarcadores
Identificação de biomarcadores que permitam prever o risco de desenvolver fibrose pulmonar progressiva, bem como o desenvolvimento de possíveis tratamentos mais individualizados.